13 de maio - Dia do Zootecnista
Novas profissões e novas carreiras são uma tendência mundial, um caminho sem volta em que são preenchidas lacunas das demandas da sociedade. Assim surgiu em 1842 a Zootecnia, profissão que busca garantir o sucesso a criação de animais de qualquer espécie, nas mais diversas condições, usando as mais inovadoras tecnologias. Hoje, dia 13 de maio comemora-se o Dia Nacional do Zootecnista, em alusão à primeira aula do curso realizada no Brasil. Dia de comemoração, mas também de reflexão.
A grade curricular do curso de Zootecnia do Instituto de Estudos do Trópico Úmido da Unifesspa evidencia que esse profissional é formado com competências relacionadas às ciências biológicas, sociais e engenharias, sendo capaz de entender os animais e as pessoas que os criam através dos números e assim gerar resultados positivos para ambas as partes. Enxergar o ponto de vista dos animais e o ponto de vista humano, esse é um notável diferencial. Desafios globais estão surgindo e tecnologias efetivas vêm sendo desenvolvidas por zootecnistas. Assim, hoje o Brasil é destaque na produção de proteína animal, graças em grande parte, a uma Zootecnia forte e ativa.
Hoje, a coordenação do curso de Zootecnia parabeniza aos zootecnistas de formação, além dos de coração, e daqueles em formação, pelo grande esforço e trabalho desenvolvido na implementação do curso de zootecnia do campus Xinguara. Desfrutem desse dia como um momento não só de enaltecer os zootecnistas, mas também de refletir sobre a importância social da Zootecnia e do curso no campus de Xinguara. Cidade a qual também comemora hoje seus 38 anos de emancipação.
Texto: Professora Anaiane Pereira Souza / Professor João Paulo P. Rodrigues
Redes Sociais